In Vitro Brasil inicia parceria com o Sebrae e o Governo de Alagoas para Consultoria em Melhoramento Genético

  • 06 Junho 2014

A In Vitro Brasil, em parceria com o SEBRAE e o Governo do Estado de Alagoas, iniciou na última semana a execução de uma consultoria que visa entregar 1000 prenhezes aos produtores de leite da região no ano de 2014, e 2000 prenhezes no ano de 2015. O projeto que teve iniciativa do governo alagoano, conta com o apoio do SEBRAE e tem a In Vitro Brasil como parceira e provedora da consultoria tem o objetivo de criar uma classe profissional de micro e pequenos empresários rurais, que vivam com dignidade e se orgulhem da atividade leiteira especializada que exercem, aumentando a oferta de leite para a indústria de laticínios de Alagoas, de forma sustentável, com melhor uso da terra, aumento da produtividade do rebanho e a rentabilidade do produtor.

Posição do Estado de Alagoas no Brasil O estado de Alagoas possui reconhecida vocação para a pecuária leiteira que, segundo o IBGE (2008), produz diariamente mais de 650.000 litros sendo o 6º maior produtor de leite do Nordeste e o 18º do Brasil, com sua produção correspondendo a 1% do efetivo nacional. Entretanto, pelo efetivo de vacas ordenhadas, apontadas pelo mesmo estudo (170.060 vacas), reflete uma média individual diária de 3,8 litros/vaca/dia. Com essa média, a produção de leite/vaca/ano gira em torno de 1.550 litros. Mesmo estando acima da média nacional, são índices que merecem ser trabalhados e desenvolvidos na produção de leite no estado.
Nos resultados de 500 produtores participantes do Balde Cheio através do Programa Alagoas Mais Leite, um dado importante observado é que a média encontrada para as vacas em lactação foi de 9,5 l/vaca/dia, valores bem acima dos encontrados a nível nacional. A produção média por produtor observado foi de 52,6 litros/dia, demonstrando a característica de produtores de leite familiares. Um fato extremamente importante encontrado durante esta pesquisa foi a descoberta de que 98% dos agricultores apresentaram um tempo na atividade superior a 10 anos.
Estes dados mostram que atividade é tradicional no estado, fato que facilita a melhoria genética do rebanho usando a tecnologia de Embriões In Vitro produzidos com sêmen sexado de fêmea.

Alagoas: Processo de Mudança A capacidade instalada da indústria de laticínios do estado está crescendo e falta matéria-prima local para abastecer as empresas. Existe, portanto, um espaço considerável para o aumento da produção de leite uma vez que a demanda está aquecida, fato que viabiliza o apoio ao melhoramento genético dos rebanhos bovinos leiteiros a partir de embriões com genética superior.
Para que a mudança deste quadro aconteça, o Governo do Estado precisa participar como indutor do processo de mudanças, identificando parceiros e definindo a missão de cada um. Tudo consubstanciado num decisivo apoio, através de consultorias tecnológicas que propiciam ao produtor de leite alagoano a adoção de modernas tecnologias para a melhoria genética de seus rebanhos, aumento da produtividade e rentabilidade de seus negócios.

Veja o manual do projeto