IVB participa de gravação para documentário francês

  • 17 Outubro 2014

Na última semana, a equipe do cineasta francês Bernard Bloch esteve no Brasil, acompanhada pela produtora Raquel Valadares, para gravar um documentário que será veiculado pelo canal France 5. "La vache et la science" (A vaca e a ciência) tem o objetivo de promover o conhecimento científico sobre genética com uma linguagem compreensível à qualquer público. Nesse documentário, especialistas, cientistas e historiadores serão entrevistados sobre o desenvolvimento e melhoramento genético da raça Holstein (Holandês) desde o século XIX, a fim de entender o próprio desenvolvimento da nossa sociedade.

Para compreender o alto grau de especialização da atividade leiteira no mundo, foram identificados, por tema, os melhores "cases", onde serão filmados produtores, criadores e laboratórios de reprodução animal na Alemanha, França e Brasil. Vale lembrar que a In Vitro Brasil foi indicada a Bernard pelo Institut National de La Recherche Agronomique (INRA) – uma espécie de Embrapa francesa - como uma das maiores empresas de genética bovina no mundo.

“Para complementar o nosso documentário para a televisão pública francesa, sobre a relação da ciência e a produção de leite, encontramos a In Vitro Brasil, em Mogi Mirim. Um contato positivo que nos permitiu compreender os procedimentos e a eficiência dos processos de fertilização in vitro e clonagem. A receptividade calorosa somada a qualidade profissional da equipe de pesquisadores, foi uma grande marca de simpatia.” Bernard Bloch.

Para melhor compreensão de toda a cadeia produtiva – da aspiração folicular à ordenha – alguns parceiros IVB participaram do processo de gravação. A Fazenda São Francisco (TPSR Genética) e a Fazenda Santa Luzia (Grupo Cabo Verde) ajudaram na compreensão do desenvolvimento da raça Girolando - uma raça que surgiu, a partir da Holandês, para atender à demanda de um país tropical, com características bastante particulares - e a produção em escala industrial no sistema de pastagem. Também participou do documentário a central de sêmen CRV Lagoa, que possui um trabalho de parceria genética, com o objetivo de desenvolver os touros Santa Luzia e disponibilizar a excelente genética desses touros ao mercado.